A época mais fria do ano é marcada pela baixa umidade do ar, que pode aumentar a incidência de doenças e alergias respiratórias. Isso ocorre devido à alta concentração de poluentes na atmosfera, que, durante o frio, acabam sendo depositadas na superfície terrestre resultando na irritação da mucosa e na condição ideal para o surgimento de condições como crises de asma, bronquite, rinite e sinusite.
Durante essa estação, o ar frio também pode irritar as vias aéreas e desencadear sintomas alérgicos, como a coceira, coriza, e até falta de ar. Isso acontece porque o nariz é a principal porta de entrada para o ar que respiramos. Por isso, é importante manter uma boa higiene e hidratação nasal que, além de aliviar os sintomas e limpar a mucosa, pode ajudar na prevenção de doenças respiratórias. Negligenciar seus cuidados pode aumentar as chances de infecção por vírus ou bactérias, que são responsáveis por problemas como otite, amigdalite e até pneumonia.
Para realizar a higienização correta o ideal é utilizar soluções nasais à base de cloreto de sódio, que devem ser colocados em um irrigador nasal apropriado, repetindo o procedimento nas duas narinas. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado.
Já para uma hidratação nasal diária, soluções nasais no formato spray são as mais indicadas e podem ser usadas três vezes ao dia, 1 ou 2 doses em cada narina, ajustando conforme sua rotina de higienização nasal e as condições climáticas da região onde você está. Quando necessário, assoe o nariz para eliminar as secreções já fluidificadas pela solução.
Embora não possamos controlar diretamente as condições climáticas, algumas medidas podem melhorar nossa saúde e qualidade de vida:
. Beba bastante líquido.
. Coloque panos ou baldes com água em ambientes da casa, especialmente no quarto durante o sono, ou utilize umidificadores de ar.
. A lavagem nasal pode ser realizada algumas vezes ao dia.
. Evite carpetes ou cortinas que acumulem poeira.
. Prefira o uso de roupas e cobertores de algodão.
. Limite a exposição prolongada a ambientes com ar condicionado.
. Mantenha sempre a casa limpa e arejada.
O autocuidado também está nas tarefas mais simples do dia a dia, comece!
Fontes:
https://www.scielo.br/j/rboto/a/tCWPcZYQxNBD4xd9PKyZK7J/?format=pdf&lang=pt
https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_PedAmbulatorial.pdf
https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_PedAmbulatorial.pdf