Apesar de parecer um grande vilão (sem cuidados, ele realmente pode se tornar um), o colesterol é formado por gorduras muito importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico e muitas outras funções. Ele é dividido em dois tipos:
O HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade) é uma partícula associada ao colesterol e é responsável por conduzi-lo para o fígado, onde será quebrado e removido. Esse tipo auxilia a produção de hormônios como cortisol (auxiliar do controle do estresse), vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão, por exemplo.
Já o LDL (Lipoproteínas de Baixa Intensidade) acumula excesso de gordura nas artérias, obstruindo a passagem do sangue. Nesse caso, o chamamos de “colesterol ruim” porque é responsável por problemas cardiovasculares como aterosclerose, infarto, AVC, insuficiência cardíaca e insuficiência vascular periférica.
Vale ressaltar que cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio fígado, enquanto os outros 30% vêm da alimentação e, nesse caso, o nível alto pode desencadear doenças e complicações cardiovasculares graves.
Um ponto de atenção: o colesterol alto é detectado por exames laboratoriais. Então, mantenha os exames em dia com acompanhamento de um médico que pode interpretar os resultados e encaminhar para o tratamento adequado.
O problema é sério. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 67% dos brasileiros desconhecem sua própria taxa de colesterol, enquanto 40% da população adulta e 20% das crianças e adolescentes têm esses índices elevados.
Vale também desmistificar um mito: nem só pessoas obesas sofrem com colesterol ruim. O LDL em altos níveis pode afetar qualquer pessoa por questões genéticas e, principalmente, aquelas que possuem hábitos ruins de saúde, impactando desde crianças até adultos, independente do peso.
Parte importante desse processo de prevenção e controle envolve adotar estilo de vida que inclua alimentos saudáveis e exercícios físicos.
Fica a dica: durante as refeições diárias evite frituras e alimentos industrializados, como fast food e carnes ricas em gordura. Veja algumas dicas de alimentos ricos em nutrientes, fibras e omêga-3 que podem (e devem) estar na sua lista do supermercado!
? O
omêga-3 pode ser encontrado nos frutos do mar e peixes
? As carnes são fontes de proteínas, mas prefira as magras
? Arroz integral, farinha de trigo integral, milho, soja e aveia possuem altas quantidades de vitamina E, complexo B e ferro
? Os legumes e verduras são ricos em fibras
? Para aumentar a quantidade de cálcio, leite e seus derivados. Atenção: opte pelos desnatados
Curiosidade: o Ministério da Saúde estabeleceu o Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol no dia 8 de agosto. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre os riscos do colesterol alto e contribuir para a redução das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil.
Quanto antes as mudanças forem colocadas em prática, melhor serão os resultados para a sua saúde!
Fontes:
https://www.portal.cardiol.br/post/sbc-alerta-controle-do-colesterol-%C3%A9-fundamental-para-minimizar-riscos-de-doen%C3%A7as-cardiovasculares
https://www.portal.cardiol.br/post/aumenta-o-n%C3%BAmero-de-mortes-por-doen%C3%A7as-cardiovasculares-no-primeiro-semestre-de-2021
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/colesterol-o-que-isso-quer-dizer
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/nesta-terca-feira-08-comemora-se-o-dia-internacional-do-colesterol-como-um-alerta-a populacao#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Sociedade,adolescentes%20t%C3%AAm%20esses%20%C3%ADndices%20elevados
https://www.portal.cardiol.br/post/alimenta%C3%A7%C3%A3o-inadequada-aumenta-risco-para-doen%C3%A7as-card%C3%ADacas-alerta-sbc
https://www.scielo.br/j/abc/a/Yt5zyLkkfG8ms6rKcJ7TNWc/?lang=pt