Você sabia que o percurso completo do sangue pelas artérias (desde o coração até os vasos menores) é responsável por manter o bom funcionamento do sistema circulatório do nosso corpo?

Para entender melhor: quando esse fluxo de sangue é reduzido ou impedido de transitar para uma parte específica ? normalmente devido ao estreitamento ou fechamento das artérias ? acontece o que chamamos de problemas de má circulação, como por exemplo, o aparecimento das varizes.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, calcula-se que 18% da população adulta tem varizes, e só no Brasil estima-se que mais de vinte milhões de pessoas carregam esta doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres são mais propensas do que os homens, devido a fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa, pois parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias.

Em termos práticos, as varizes podem ser identificadas quando as veias aparentam estar dilatadas, alongadas e tortas, com tons esverdeadas ou azuladas. Além disso, costumam aparecer nos membros inferiores, causando sensação de pernas pesadas, dores e inchaço, sem contar que a evolução dessa condição pode indicar doenças circulatórias mais graves, inclusive embolia pulmonar e trombose venosa.

Embora as doenças vasculares sejam mais comuns em idosos, diabéticos, pessoas com problemas de obesidade e hereditários, a população feminina é a mais afetada. Isso acontece devido à grande quantidade de estrogênio ? hormônio produzido pelos ovários ? que podem produzir alterações nas paredes das veias.

Por isso, é importante seguir as orientações do angiologista, médico especialista em tratar problemas nos vasos sanguíneos, porque o profissional poderá indicar desde o uso de meias de compressão, medicamentos ou procedimentos mais invasivos de acordo com a necessidade de cada paciente.

No entanto, sabemos que os problemas de circulação sanguínea não podem ser resolvidos de um dia para outro. Por isso separamos alguns hábitos para incluir na sua rotina:

. Pratique atividades físicas regulares.

. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé. Mexa-se!

. Procure repousar com as pernas levemente elevadas ao final do dia. Essa ação simples ajuda o coração a empurrar o sangue com mais eficiência pelo sistema vascular e diminui a gravidade que “puxa” o sangue para baixo.

. Aposte em massagens na direção do tornozelo para a virilha. Elas costumam ajudar.

. Prefira calçados confortáveis.

. Evite sal em excesso na alimentação, pois promove o acúmulo de líquido no corpo e dificulta o bombeamento adequado do sangue.

. Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas, já que quando consumida em grandes quantidades pode prejudicar os vasos e veias.

Em todo caso, procurar um médico sempre é a melhor saída para descobrir a origem do problema e começar o tratamento correto.

Fontes:

https://jornal.usp.br/atualidades/alem-de-afetar-a-estetica-varizes-podem-levar-a-problemas-mais-serios-de-saude/
https://bvsms.saude.gov.br/varizes/
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=346353#:~:text=Considerada%20uma%20doen%C3%A7a%20cr%C3%B4nica%2C%20requer,a%20circula%C3%A7%C3%A3o%20e%20evitar%20complica%C3%A7%C3%B5es&text=As%20varizes%20v%C3%A3o%20al%C3%A9m%20da,causam%20dor%2C%20incha%C3%A7o%20e%20queima%C3%A7%C3%A3o.
https://sbacvrj.com.br/saude-vascular/