14 x 9. Quando estes dois números aparecem, é alerta para a hipertensão arterial, a popular pressão alta ? ela considerada normal até 12 x 8  . Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é uma doença crônica que atinge mais de 38 milhões de brasileiros.

Mas, você sabe como a pressão arterial funciona no seu corpo?

Ela é responsável por manter o sangue circulando no organismo. Esse processo inicia-se com o batimento do coração. A cada batida, ele impulsiona o sangue pelas artérias. As paredes arteriais são elásticas, esticando-se e relaxando com o intuito de manter o sangue circulando por todo o corpo nos níveis necessários.

Quando o sangue passa pelas artérias, elas se contraem para que o fluxo sanguíneo se mantenha. Aqui entra a pressão: ela é responsável por “empurrar” o sangue por todo o corpo, inclusive para os locais mais distantes de onde é produzido.

Se ocorrer aumento anormal e elevação contínua da pressão que o sangue faz pelas artérias, temos o aumento da hipertensão arterial.

Mas, calma! Os níveis são apenas indicativos, já que é comum que a pressão tenha variações ao longo do dia. Por exemplo, em uma pessoa deitada, ela fica mais baixa. Quando nos movimentamos, o cérebro avisa ao corpo que precisa de mais energia; então os valores sobem.

Se a pressão sobe além do aceitável, alguns sintomas podem surgir, como dores no peito e na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada ou até sangramento nasal.

A condição não tem cura. E sem tratamento pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), infarto ou aneurisma arterial, além de insuficiência renal e cardíaca. Com orientação de um médico é possível controlar com medicamentos. Mas é indispensável a adoção de estilo de vida saudável.

De acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, apesar de o problema ser genético em 90% dos casos, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial. Destaque para tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sal em excesso, níveis altos de colesterol e sedentarismo. Além disso, a ocorrência da pressão alta é maior em negros, diabéticos e idosos.

Veja algumas dicas para evitar o aumento da hipertensão arterial:

. Mantenha o peso adequado para sua altura
. Opte por outros temperos ao invés de sal para realçar o sabor dos alimentos
. Pratique atividade física regularmente
. Aproveite momentos de lazer para relaxar
. Modere o consumo de álcool
. Evite alimentos ultraprocessados e inclua alimentos naturais na dieta
. Controle o diabetes

O diagnóstico de hipertensão arterial é baseado em aferições nas idas ao médico. O controle também pode ser feito em casa pelo próprio paciente, com a orientação de um profissional.
IMPORTANTE: Além da adoção de hábitos saudáveis, há medicamentos que auxiliam o controle da pressão arterial. Mas é importante ressaltar que somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças e indicar tratamentos.

Mantenha o check-up em dia!

Fontes:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hipertensao#:~:text=A%20hipertens%C3%A3o%20arterial%20ou%20press%C3%A3o,(ou%2014%20por%209).

https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/hipertensao-arterial/
http://departamentos.cardiol.br/dha/ligas/
https://aps.saude.gov.br/noticia/12076